A parceria entre Tom Jobim e Vinicius de Moraes, fundamental para a consolidação da Música Popular Brasileira (MPB) e a projeção internacional do país, celebra sete décadas de sua gênese. O marco inicial dessa colaboração histórica ocorreu em 25 de setembro de 1956, com a estreia da peça musical “Orfeu da Conceição” no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
A obra contou com o texto do poeta e diplomata Vinicius de Moraes e a trilha sonora de um então iniciante, mas promissor, pianista: Antônimo Carlos Jobim, o Tom Jobim. A apresentação dessa peça não apenas introduziu a dupla ao cenário artístico, mas também serviu como um catalisador para o que viria a ser conhecido como a bossa nova.
Essa colaboração, que gerou clássicos como “Garota de Ipanema”, uma das canções brasileiras mais famosas globalmente, é descrita por especialistas como um divisor de águas. Conforme aponta o jornalista e crítico musical Leonardo Lichote, o encontro entre Jobim e Moraes foi “determinante para o que se desdobraria depois no que a gente chamou de MPB”. A informação é parte de um levantamento sobre os 70 anos da primeira parceria entre os artistas.
A peça “Orfeu da Conceição” foi um projeto audacioso que transportou o mito grego de Orfeu para o cenário das favelas cariocas. A cenografia, assinada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, adicionou um peso visual e arquitetônico à obra, alinhada ao otimismo e à vibe de modernidade que o Brasil vivia na época.
Além da inovação temática e estética, a montagem teve um significado social importante. O espetáculo foi encenado pelo Teatro Experimental do Negro, companhia liderada pelo dramaturgo Abdias Nascimento. Isso marcou a segunda vez que atores negros ocuparam os palcos de um dos teatros mais prestigiados do Brasil, promovendo a representatividade negra nas artes.
Leonardo Lichote ressalta que a peça representou um encontro de duas frentes sociais em ascensão no Brasil: a modernidade de influência europeia e a emergência da negritude lutando por seu espaço cultural. “O mito grego e a favela”, resume Lichote, destacando o impacto dessa junção.
A parceria entre Tom Jobim e Vinicius de Moraes não se limitou a “Orfeu da Conceição”. O álbum “Chega de Saudade”, de 1959, considerado o disco inaugural da bossa nova e lançado por João Gilberto, contou com duas composições da dupla, incluindo a faixa-título. “Eles são compositores centrais”, afirma Lichote, “foram os principais formatadores do que a gente chamou de bossa nova: o Vinicius pelo lado lírico, as letras; o Tom pelos procedimentos harmônicos e melódicos, o lado da música.”
A influência da dupla se estendeu a futuras gerações de músicos brasileiros. “Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, todos eles foram brutalmente influenciados pelo “Chega de Saudade”, do João Gilberto. E o que tem ali é Tom e Vinicius”, aponta Lichote.
A empresária artística Anita Carvalho destaca também o aspecto profissional e empresarial da parceria. “Uma parceria criativa de longo prazo é desgastante. Mas eles não só se sustentaram ao longo do tempo como criaram um repertório que sustentou as duas carreiras. É o que hoje chamamos de ‘formar um catálogo'”, comenta.
A colaboração de Jobim e Moraes rendeu frutos que transcenderam fronteiras. Em 1962, criaram “Garota de Ipanema”, reconhecida como a música brasileira mais conhecida, gravada e tocada no planeta. Para Bruno Leo Ribeiro, do podcast Silêncio no Estúdio, a dupla se tornou tão relevante para a música mundial quanto Lennon e McCartney para os Beatles.
Além da música, “Orfeu da Conceição” deu origem ao filme “Orfeu Negro”, dirigido pelo francês Marcel Camus em 1959. A obra cinematográfica foi premiada em Cannes e conquistou o Oscar de melhor filme estrangeiro, impulsionada pelos direitos autorais vendidos por Vinicius de Moraes para financiar a montagem teatral original, uma estratégia engenhosa.
A parceria entre Tom Jobim e Vinicius de Moraes, iniciada há 70 anos, não apenas definiu a bossa nova e a MPB, mas também projetou uma imagem otimista e moderna do Brasil para o mundo. “Eles fundam também um país”, reflete Lichote, “Porque o país é uma nação construída a partir do que se diz dela, o que se pensa dela, como ela é projetada. Eles projetaram um outro Brasil.”